Altas Habilidades e Superdotação
- Luciana Mello
- 3 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de nov. de 2024
VOCÊ SABIA que no Brasil, os estudantes com altas habilidades ou superdotação são apontados como público escolar da Educação Especial desde 1960? Interessante, não é? A Educação Especial protege todo estudante que esteja em uma condição especial.
Os estudantes com Superdotação ou Altas Habilidades possuem o direito ao atendimento educacional especializado e diferenciado de acordo com suas características e interesses, em locais apropriados e em níveis mais elevados do ensino.
Muitas crianças com altas habilidades ou superdotadas são precoces e apresentam alguma habilidade específica prematuramente desenvolvida em alguma área do conhecimento, como, por exemplo: na música, na matemática, nas artes, na linguagem, nos esportes ou na leitura.

Você sabe a diferença entre “altas habilidades” de “superdotação”?
- Altas Habilidades: enfatiza os aspectos que são moldados, modificados e enriquecidos pelo papel do ambiente (família, escola, cultura),
- Superdotação: faz referência aos aspectos inatos e genéticos da inteligência e da personalidade.
Comumente as definições se entrelaçam e de maneira popular os termos se fundem.
Aceleração de Estudos
A garantia de aceleração de estudos deve ser reconhecida sempre que o estudante de altas habilidades ou superdotação for capaz de demonstrar que domina os conteúdos esperados para a ano escolar ao qual foi matriculado, e que se sente engajado em persistir a alcançar alvos mais complexos, tendo inclusive assegurado a finalização do Ensino Médio por meio do ENEM, mediante certificação de conclusão antecipada, com a devida aprovação em exames do SISU.
A concessão da aceleração de estudos só deve acontecer mediante a avaliações conduzidas por uma equipe multiprofissional, composta por especialistas, como: psicopedagogos, professores, psicólogos, fonoaudiólogos, neuropsicólogos, neurologistas, psiquiatras, entre outros, de acordo com as necessidades identificadas durante o processo de avaliação.
Além disso, os programas de enriquecimento escolar e adaptação pedagógica também são fundamentais para atender às necessidades específicas desses alunos. Por meio desses programas, busca-se proporcionar desafios que estejam de acordo com o potencial intelectual dos estudantes, estimulando seu desenvolvimento cognitivo e criativo. A adaptação pedagógica tem como objetivo criar um ambiente educacional inclusivo, no qual os alunos se sintam compreendidos e encorajados a explorar suas habilidades. Com estratégias educacionais diferenciadas e um currículo flexível, esses programas visam promover o pleno desenvolvimento acadêmico, emocional e social dos alunos, preparando-os para enfrentar os desafios e as oportunidades.
O mais importante dessas propostas é que elas devem acontecer apenas se estiver evidente o desejo da criança frente a este novo desafio. A compreensão e a abordagem das questões emocionais, em crianças superdotadas, desempenham um papel importante em seu desenvolvimento biopsicossocial.
Espero ter contribuído! 😊
Conheça o Espaço GAIAH
Gestão e Apoio à Inclusão de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação
Sou Luciana Mello
Pedagoga com especializações em Relações Interpessoais, Psicopedagogia e Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis - ABA). Com mais de 20 anos de experiência, dedico-me a oferecer acolhimento e apoio especializado à crianças, jovens e adultos. Considerando os aspectos cognitivos, emocionais e sociais de cada indivíduo, acredito que a educação deve promover um desenvolvimento integral e significativo.
Conte comigo!
Se você se identificou com essas reflexões ou tem experiências para compartilhar, clique aqui e envie sua proposta de texto.
Convido você para navegar pelo site e a se inscrever em nosso Blog.
Te espero!