top of page

O celular é a nova chupeta?

Atualizado: 31 de out. de 2024

Assim como o celular, a chupeta ainda é alvo de polêmicas e divide opiniões.

O debate sobre o uso de celulares e chupetas entre bebês e crianças é uma questão importante que merece atenção. É fundamental compreender o impacto desses objetos no desenvolvimento infantil.


Sou a favor do uso da chupeta para bebês e veementemente contra ao oferecimento de telas para bebês e crianças. Vou explicar!


VOCÊ SABIA que o ato de sugar é percebido desde o ventre materno? Esse movimento não é apenas articulatório, ele compõe o desenvolvimento biopsicossocial do bebê, pois, além de assegurar sua sobrevivência, este ato reflexo promove a liberação da endorfina.


bebê recebendo sua chupeta

Esse hormônio produz um efeito de modulação emocional, provocando sensação de prazer e bem-estar, reduzindo a irritabilidade, a dor em recém-nascidos e ainda contribui para uma melhor qualidade de sono, tanto para o bebê quanto para os pais. Além disso, a chupeta pode ser uma aliada na estimulação dos músculos da face.


Criança chorando

No entanto, todos esses fatores positivos podem ser desacreditados quando a família erra o tempo da transição. A retirada da chupeta (instrumento de suporte) pode virar um grande problema!



Quando o bebê adormece e solta a chupeta, não a ofereça novamente caso ele não solicite. Ao perceber que a chupeta está parada na boca, retire-a para não estimular a respiração bucal, pois isso ocasionará problemas ortodônticos, fonoaudiológicos e maior probabilidade de doenças respiratórias.

Mas, como tudo isso se relaciona com o uso do celular?


Sua relação com a chupeta reside no fato de que ambos podem ser utilizados como ferramentas de suporte, mas quando não são utilizados com esse propósito, podem trazer prejuízos significativos, tanto do ponto de vista biológico, quanto emocional. Por isso, é responsabilidade dos adultos controlar o uso desses dispositivos e oferecer alternativas saudáveis.


Lembrem-se:

Cabe exclusivamente aos responsáveis o controle e discernimento!


Estejam atentos a segurança dos produtos, como no caso das chupetas, verifique se estão de acordo com as regulamentações e normas de segurança estabelecidas. O cuidado e o discernimento dos responsáveis são essenciais para garantir o bem-estar e o desenvolvimento saudável dos pequenos.


Ao refletirmos sobre o uso de chupetas e celulares, é essencial lembrar que cada escolha que fazemos em relação aos nossos filhos impacta diretamente em seu desenvolvimento global.


Como pais, educadores e responsáveis

precisamos estar abertos ao diálogo, buscando compreender as necessidades individuais de nossas crianças e oferecer a eles o melhor para que cresçam saudáveis e felizes.


Eu sou Luciana Mello

Luciana Mello Psicopedagoga em Paulínia e Barão Geraldo

Pedagoga com especializações em Relações Interpessoais, Psicopedagogia e Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis - ABA). Com mais de 20 anos de experiência, dedico-me a oferecer acolhimento e apoio especializado à crianças, jovens e adultos. Considerando os aspectos cognitivos, emocionais e sociais de cada indivíduo, acredito que a educação deve promover um desenvolvimento integral e significativo.

Conte comigo!

instagram


Se você se identificou com essas reflexões ou tem experiências para compartilhar, clique aqui e envie sua proposta de texto.

Convido você para navegar pelo site e a se inscrever em nosso Blog.

Te espero!





Psicopedagogia Humanizada - Educação & Saúde

  • Whatsapp
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Estou no Google
  • Youtube
bottom of page