Meu filho não fala...e agora? A importância da Terapia Fonoaudiológica na avaliação da dificuldade articulatória.
- Vera Held
- 22 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 31 de out. de 2024
Muitas são as famílias que chegam ao consultório fonoaudiológico com dúvidas e incertezas. Atualmente, a grande maioria que traz seus pequenos na faixa de vinte\vinte e quatro meses passa pela angústia da ausência ou dificuldade articulatória.
Neste momento de questionamento, a busca é por um profissional que avalie e esclareça se há indicação terapêutica ou apenas uma mudança de conduta.

A comunicação é muito abrangente e vai desde olhar, articular e interagir. Sendo assim, é muito importante compreender que a família (pai\mãe\cuidadores), também devem ser responsabilizados pela estimulação da criança.
Há muitas circunstâncias no desenvolvimento de cada criança que as torna diferentes, únicas.
Fica importante evitar buscas de diagnósticos longe de profissionais habilitados para o mesmo. Nos últimos anos, há um enorme número de crianças sendo diagnosticadas com patologias como TEA (Transtorno do Espectro Autista). Esse diagnóstico só pode ser dado por profissionais da área e a criança precisa estar inserida em uma tríade de características. É preciso cuidado, tanto na falta de diagnóstico, como também no excesso de patologização.
A partir da avaliação, a família e criança será conduzida para o processo terapêutico em que se trabalhará dificuldade articulatória.
Esse processo deverá ter a participação de todos os envolvidos: criança, mãe, pai, cuidadores, terapeutas.

A estimulação e conduta adequada deve envolver a todos harmonicamente, no tempo e ritmo estabelecido pelo terapeuta.
A confiança e segurança do terapeuta é fundamental para encorajar e fortalecer a criança nas propostas. Procure sempre um profissional para esclarecimentos e orientações.
Eu sou Vera Held
Fonoaudióloga Clínica (CRFa 3737), Especialista em Linguagem com Aprimoramento em Distúrbios de Neuro Desenvolvimento.
Atuo em Campinas/SP, junto à equipe Multidisciplinar.
Telefone: (19) 3241-5673
WhatsApp: (19) 99170-1648
Se você se identificou com essas reflexões ou tem experiências para compartilhar, clique aqui e envie sua proposta de texto.
Convido você para navegar pelo site e a se inscrever em nosso Blog.
Te espero!